Autor: Neyef Esteban | Editora: Taverna do Rei | Número de Páginas: 224 | Ano: 2025
Tradutor: Fernando Paz
Nota: 5 + favoritado
Nessa história, iremos conhecer Georges, um jovem Lakota que foi criado por um pastor responsável por uma das reservas (locais que os jovens indígenas americanos eram forçados a frequentar visando serem integrados à sociedade dos colonizadores). Georges está completamente distante de suas raízes culturais quando dá de cara com Little Knife, um indígena americano que veio atrás de uma informação com o pastor responsável pela reserva onde Georges mora.
Little Knife consegue o que quer, mas acaba levando Georges com ele (a outra opção seria ceifar sua vida), então ele e seu pequeno bando partem em busca de justiça.
Georges é um garoto que está longe de suas raízes culturais, nunca soube de fato o que era ser um Lakota, mas à medida que as páginas passam ele começa a descobrir mais sobre o seu povo e vemos também o ódio, o desprezo e a maldade dos homens brancos que acham que merecem aquela terra porque chegaram e invadiram tudo.
O leitor sente uma tensão o tempo inteiro, pois o bando de Little Knife está sendo perseguido por um homem após eles deixarem um rastro de destruição em outra cidade. Os personagens que fazem parte do bando acrescentam muito à história, inclusive abordam temas como racismo, abuso e identidade cultural. Realmente uma graphic novel muito rica, tanto em temas, como também em qualidade física, vale lembrar que essa é uma edição de capa dura com fitilho!
Com cores vibrantes e traços muito bonitos, Hoka Hey é uma história dolorosa, mas, ao mesmo tempo, envolvente e muito bonita! Essa é uma obra completa do início ao fim, que toca o leitor de diversas formas e com certeza vale a pena ser lida. Se você não conhece o trabalho da editora ou do autor, deveria dar uma olhadinha.
Sinopse: Em 1850, jovens indígenas norte-americanos foram forçados a frequentar internatos católicos com o objetivo de serem integrados à sociedade dos colonizadores. Até 1900, a população indígena na América do Norte havia diminuído em 93%. Grande parte foi dizimada por doenças trazidas pelos europeus, massacres financiados pelo governo e durante processos de remoção forçada. Georges, um jovem Lakota, foi criado pelo pastor responsável pela administração de sua reserva. Aos poucos, ele se distancia de suas raízes culturais e começa a aspirar por um futuro moldado pelo estilo de vida americano, em plena expansão. Seu destino se cruza com Little Knife, um indígena americano duro e implacável, que busca vingança pela morte de sua mãe. Junto de dois aliados, Little Knife tira Georges de sua vida aprisionada e o leva em sua jornada. Durante essa travessia, o homem e o jovem estabelecem uma conexão, encontrando o que mais precisam: um deles encontra alívio para sua raiva ao compartilhar sua cultura, enquanto o outro descobre sua identidade e reconecta-se com suas origens.
0 comments