Resenha: Dolores Claiborne

 

Autor: Stephen King | Editora: Suma | Número de Páginas: 240 | Ano: 2024

Tradutora: Regiane Winarski

Nota: 4

Vera Donovan acaba falecendo em um acidente dentro de casa, obviamente que tudo recaí sobre Dolores Claiborne, a pessoa que morava com Vera e cuidou dela por anos. Dolores é chamada até a delegacia para esclarecer os fatos e é nesse cenário de desconfiança e morte que o leitor embarca em uma história sobre relacionamento abusivo, assassinato, abuso físico e culpa.

Dolores dá início a um grande monólogo na sala de interrogatório explicando primeiro porque acha que as pessoas acreditam que ela matou a Vera, depois disso Dolores começa a narrar a única morte que foi responsável.

Dolores é uma mulher sofrida, casou cedo com um rapaz que era muito agressivo (que ela só descobriu após casar). Ele achava que tinha que dar um "corretivo" na esposa para mantê-la na linha, mas um dia ela se cansou disso e revidou a altura. Mas, depois disso, as coisas começaram a piorar aos poucos dentro de casa, só que Dolores não percebe o que seu marido está fazendo até que tem uma conversa com a filha.

Dolores não teve uma vida nada fácil, ela sempre trabalhou desde muito nova e ela está cansada de todas as coisas que tem que carregar em segredo. Durante a leitura, Dolores conta vários detalhes sobre seu casamento e sobre a Vera.

Por não ser um livro que tem divisão de capítulos, foi um pouco difícil me conectar no começo, mas assim que Dolores começou a narrar sua vida matrimonial eu mergulhei de cabeça na história e torci muito para ela se livrar daquele traste.

Com uma história envolvente, interessante e muito cheia de dor, King vem trazendo uma trama de duas mulheres atravessando relacionamentos e problemas com os filhos. Não é uma história com várias reviravoltas nem nada, mas mantém o leitor curioso até o último momento e ainda conseguiu me surpreender após a morte de Vera quando um segredo vem à tona.

📍Essa é uma edição de capa dura! O livro está sendo relançado pela Suma e possuí algumas ilustrações no final. A primeira vez que o livro foi publicado no Brasil foi em 1995 sob o título de "Eclipse total".


Sinopse: Faz décadas que Dolores Claiborne trabalha para Vera Donovan, milionária dona de uma mansão na ilha Little Tall, no Maine. Determinada, com três filhos para criar, Dolores enfrentou desde o início a personalidade tempestuosa da patroa e, diferente de incontáveis antecessoras, conquistou a confiança da mulher e a estabilidade no emprego.
Quando Vera morre em um acidente, porém, todas as suspeitas caem sobre a funcionária. Questionada pelas autoridades, Dolores faz uma confissão e revela, durante seu testemunho, algo inesperado pela polícia: uma história sobre um relacionamento abusivo e a misteriosa morte de seu marido, que ocorreu trinta anos antes, em Little Tall.
Publicado no Brasil com o título Eclipse total e adaptado para o cinema em 1995, com atuação de Kathy Bates, Dolores Claiborne é um suspense psicológico de tirar o fôlego. O relato comovente e inquietante da protagonista faz deste um dos romances mais originais de Stephen King.


0 comments