Resenha: Alerta Vermelho | Diário de Um Robô Assassino

Autora: Martha Wells | Editora: Aleph | Número de Páginas: 144 (ebook)| Ano: 2024

Tradutora: Laura Pohl

Nota: 4 + Favoritado

Nesse livro vamos acompanhar um robô autointitulado como robô-assassino, ele hackeou o próprio sistema para ter autonomia e atualmente trabalha fazendo a segurança de um grupo de humanos em uma expedição a um planeta remoto. É nesse cenário diferente que uma série de eventos estranhos começam a acontecer e colocam em risco o grupo de humanos que ele está protegendo.

UniSeg começa a se importar cada vez mais com os humanos que está protegendo a medida que as páginas passam e ninguém vai tocar em seus humanos! Com um humor envolvente, uma leitura rápida e tudo pelo ponto de vista do robô-assassino, vamos começar uma série que tem tudo para ser maravilhosa.

O humanos da expedição começam a ficar "apegados" e curiosos com a Uniseg depois que ele salva duas pessoas da equipe, o modo como ele agiu durante a situação (e age perto deles) não parece ser comum, isso acaba despertando a curiosidade e até mesmo a desconfiança de um membro da equipe.

Existe outra expedição acontecendo nesse mesmo planeta e quando eles param de transmitir

informações, tanto o robô como os humanos que estamos acompanhando, começam a se preocupar. Então eles decidem investigar o que está acontecendo!

Por tudo ser do ponto de vista do robô, não vemos tantos detalhes ou aprofundamento nos personagens humanos, mas vemos os pensamentos conflitantes e o modo como ele interage com a tripulação humana. Em certos momentos talvez você questione se os humanos foram mal escritos, mas o leitor está se limitando apenas a visão do robô, então tenha isso em mente!

Com uma escrita bem fluída, capítulos curtos e diálogos muito divertidos esse começo de série envolve até mesmo quem não costuma ler ficção científica e é impossível não se sentir próximo do robô, afinal quem não quer ficar quietinho e confortável no seu cantinho apenas vendo sua série favorita ao invés de sair, trabalhar e interagir??

Com um começo promissor, "Alerta Vermelho" termina com um gancho ótimo para uma continuação, tem uma resolução rápida, mas interessante dos problemas e melhor de tudo, deixa o leitor curioso para ver como a série vai aprofundar seus personagens. Espero ansiosa pelo próximo volume!


Sinopse: Qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando você pensa em um robô humanoide que hackeia o próprio sistema e conquista autonomia? Um banho de sangue? Bem, o autointitulado robô-assassino de Alerta vermelho tem outras prioridades... Mais especificamente, maratonar milhares de horas de conteúdo audiovisual em seu feed de entretenimento. Isso, é claro, se os humanos deixarem.
Porém, ao ser enviado como parte de uma expedição a um planeta remoto — até mesmo um robô precisa trabalhar —, uma série de eventos misteriosos coloca em risco os humanos que ele foi designado a proteger. Mesmo sem entender muito bem o motivo, ele agora se importa de verdade com a segurança daquele grupo irritante — e ninguém vai tocar nos humanos dele. O robô vai se certificar disso.
Ao explorar os limites da inteligência artificial, intrigas políticas e questões como autonomia e identidade pessoal, Martha Wells transcende as fronteiras da ficção científica ao oferecer uma narrativa que seduz tanto entusiastas do gênero quanto leitores ávidos por uma história envolvente.


0 comments