Resenha: Valente - Contos de Fadas Modernos

Autora: Holly Black | Editora: Galera | Número de Páginas: 208 | Ano: 2022

Tradutora: Adriana Fidalgo

Nota: 4 + favoritado

2º volume da trilogia Contos de Fadas Modernos


Em Valente vamos conhecer Val, uma garota que acabou de entrar em casa e ver a pior cena que ela poderia (envolvendo sua mãe e seu namorado), depois disso Valerie acaba fugindo para Nova York sem olhar para trás. Era apenas para ver um jogo, mas ela decide que não irá voltar para casa e é ali que ela conhece Lolli, Luis e Dave.

Val não entende muito bem o que Lolli fala, afinal quem acreditaria que fadas existem? Inclusive Luis costuma fazer as entregas para um troll, ele entrega uma substância apelidada de "nuncamais" .. para o povo das fadas não tem consequências, mas para os humanos faz com que magia corra em suas veias e eles fiquem chapados.

Val obviamente decide experimentar e acaba ficando viciada, ela se sente bem com as terríveis coisas que faz a outros humanos, eles obedecem aos seus comandos e comem até mesmo lixo se Val ordenar. Isso acaba ficando cada vez mais perigoso, mas Val não para até ser tarde demais.

O livro começa igual ao anterior, sem magia ou qualquer outra coisa, mas a medida que as páginas vão passando Val é introduzida no mundo das fadas. Val acaba invadindo o local do troll em um momento de pura burrice e acaba salvado Lolli e como consequência irá servir o troll. O problema é que alguém está envenenando o povo das fadas e acreditam que Ravus é o responsável, juntamente com seus entregadores humanos.

Ravus é um personagem leal, curioso e interessante, ele e Val vão se aproximando cada vez mais a medida que as páginas passam e confesso que gosto muito mais dele do que de Val. Acho a personagem principal burra em vários momentos, fora que fica projetando seus problemas com a mãe em outros humanos, ou seja, só porque ela está sofrendo acaba fazendo os outros sofrerem também quando ela se injeta "nuncamais".

Aqui também vemos um lado ruim tanto das fadas como dos humanos. Uma história cheia de armações políticas, espionagem, mortes, assassinatos e problemas familiares. Foi uma leitura muito envolvente, se não fosse a Val se deixar pelas drogas eu teria gostado muito mais da história.


Sinopse: Após sofrer uma grande ― e terrível ― decepção envolvendo a mãe, o namorado e a melhor amiga, Valerie decide fugir para Nova York sem olhar para trás. Lá, conhece Lolli, Dave e Luis, que vivem nos túneis fétidos do metrô, vasculhando latas de lixo em busca de alimentos e objetos para vender.
Não demora muito para Val descobrir que Luis, que por algum motivo parece detestá-la, sai todas as noites para realizar entregas de uma substância apelidada de “Nuncamais” ― que Lolli e Dave roubam discretamente para uso próprio. Val decide também experimentar e percebe que a substância é literalmente mágica, conferindo poderes especiais aos humanos que a usam. Sob o seu efeito, ela e os novos amigos conseguem transformar objetos, fazer com que outras pessoas obedeçam aos seus comandos, dentre outros encantos.
Val parece atrair problemas, e ela terá que aprender a lidar com eles em vez de fugir, mesmo que isso envolva desvendar os crimes, revisitar traumas e aceitar o desinteresse do troll por quem se apaixonou.

0 comments