Resenha: A Garota Gotic e O Fantasma de um Rato

 

Autor e Ilustrador: Chris Riddell | Editora: Galera Júnior | Número de Páginas: 240 | Ano: 2015

Tradutora: Janaina Senna

Nota: 4

Ada é filha de um milionário excêntrico e mora em uma enorme mansão, seu pai tem o lema de que "crianças precisam ser ouvidas e não vistas", então ele faz com que Ada ande com botas barulhentas para ele saber exatamente onde ela está. Olhar para Ada tem sido horrível, afinal o homem não superou a morte da esposa e por isso evita a filha sempre que pode.

Ada Gotic acorda certa noite com um barulho e fica curiosa ao se deparar com um fantasma de um ratinho, pelo visto o pobre animal foi pego em uma ratoeira e não consegue fazer a passagem, como se alguma coisa o prendesse aquela mansão.
Após seu encontro com o fantasma, Ada começa a descobrir alguns segredos. Algumas criaturas estão sendo convidadas para passar um tempo na mansão, mas assim que chegam o guarda-caça as tranca em lugares diferentes da propriedade. Ada não gosta dele, mas seu pai nunca a escuta, então vai ser uma tarefa difícil contar a ele o que o homem tem feito.

Certo dia, Ada conhece outras crianças na mansão, são filhos das pessoas que trabalham na mansão e é assim que Ada conhece o “O Clube do Sótão”. O pequeno grupo começa a tentar descobrir o que o guarda-caça está fazendo na propriedade e cada vez que a investigação avança, eles descobrem mais criaturas presas.

É uma leitura divertida, envolvente e com uma linguagem fácil para o público alvo! Obviamente não é uma leitura super profunda, cheia de mistérios elaborados, ou seja, é um mistério fácil de ser resolvido e tem um final rápido e sem enrolação!
É um livro que reúne humor, amizade, personagens excêntricos e muitas criaturas, é aquele tipo de história para embarcar em uma aventura maluca e se apaixonar pela obra no processo.

Foi uma leitura que me surpreendeu bastante, principalmente pelo maravilhoso trabalho gráfico feito nesse livro, que inclusive é cheio de ilustrações detalhadas. Vale ressaltar que achei um pequeno erro no nome de um dos personagens, mas isso não tira o lindo trabalho de diagramação que esse livro tem!



Sinopse: Ada Gotic é a filha única de Lorde Gotic. Eles moram no enorme Palácio Sinistro. Lorde Gotic está sempre ocupado com seus eventos e convidados, então nunca pode dar atenção à filha. Ele acredita que crianças devem ser ouvidas e não vistas, portanto, Ada é obrigada a usar botas gigantescas para que seu pai possa sempre ouvi-la chegando. Tudo isso torna difícil encontrar novas amizades, e a garota se sente muito sozinha. Quando William e Emily Cabbage se hospedam no castelo, Ada percebe que tem algo de muito suspeito sobre Malavesso, o guarda-caça interno. Com a ajuda dos hóspedes e de um rato-fantasma chamado Ishmael, Ada decide investigar. Mas será que ela vai conseguir convencer o pai de que suas suspeitas são verdadeiras antes que seja tarde demais? O livro reúne mistério, humor, amizade e aventura em uma edição maravilhosa com as inconfundíveis e elaboradas ilustrações de Chris Riddel.


0 comments