Autor (a): DJUNA | Editora: Suma | Número de Páginas: 168 | Ano: 2024
Tradutor: Luis Girão
Nota: 3
Nesse universo Cyberpunk, o grupo LK se tornou uma grande potência e atualmente construiu um elevador para fora do planeta Terra na ilha de Patusan. Eles querem transformar a ilha em um centro turístico, mas existe uma resistência que luta contra tudo que o grupo LK representa.
O que as pessoas não sabem é que no contrapeso do elevador existe uma informação que pode mudar a vida da raça humana.
"Contrapeso" se mostrou uma leitura bem política, cheia de maquinações, reviravoltas, inteligência artificial e intrigas empresariais. Confesso que não foi uma leitura fácil de fazer, no começo temos muitas informações sendo jogadas para o leitor, mas à medida que vamos nos acostumando com a história, você consegue distinguir os personagens e ir entendendo as tramas políticas.
Gostei da forma como Mac (nosso personagem central) é retratado, ele é um personagem gay e o livro aborda isso de forma bem natural. Mac tem algum tipo de ligação com o ex-presidente falecido e ele desconfia até da própria sombra durante a leitura, o que deixa o leitor do mesmo jeito em toda a história.
Com uma enorme dose de mistério envolvendo o falecimento do ex-presidente do grupo LK, esse livro traz uma história interessante e com capítulos curtos, a narrativa muitas vezes chega a ser até vertiginosa, fazendo com que o leitor pare um pouco a leitura e fiquei processando mentalmente tudo o que está acontecendo na trama.
Esse é o primeiro livro do autor no Brasil, a escrita é inteligente, a narrativa é rápida e para a minha surpresa, ninguém sabe a identidade de Djuna e muito menos sua idade.
Esse foi um excelente lançamento da Suma em 2024, inclusive estou curiosa para ler mais livros de Djuna no futuro!
Sinopse: Na ilha de Patusan, o conglomerado coreano LK está construindo ―a contragosto dos cidadãos ―um elevador para a órbita da Terra. Aos poucos, a construção transformará a cidade em um movimentado centro turístico: uma porta de entrada e saída do planeta. No espaço, o que sustenta o elevador é uma massa de lixo conhecida como contrapeso. Nesse lixo, está escondido um verdadeiro tesouro: um fragmento de memória deixado pelo antigo CEO da LK, que pode ser crucial para determinar o futuro da humanidade.Para recuperar a fonte perdida de informações, uma série de rivais entram em disputa. Nessa corrida contra o tempo, eles se verão presos em um labirinto de identidades falsas, neuro-implantes e antigas queixas políticas sustentadas pela Frente de Libertação Patusan, o exército de nativos determinados a proteger a soberania da ilha.
0 comments